A pandemia nos mostrou que o ser humano se adapta rápido. A tecnologia permitiu que as empresas continuassem, na medida do possível, produzindo, planejando, mitigando as perdas de uma situação que outrora seria (ainda mais) catastrófica para a economia mundial.

A solução encontrada? Usar os meios de comunicação modernos para manter o máximo possível de operações acontecendo. Com a internet, as pessoas puderam executar a parte vital de seus trabalhos diretamente de casa. Isso seria algo impensável duas décadas atrás, mas hoje, com uma internet mais robusta e a acessibilidade a inúmeros dispositivos, é uma alternativa viável.

 

Como fica o trabalho presencial pós-pandemia?

Se por um lado a conveniência de trabalhar em casa é um grande atrativo para a maioria das pessoas, principalmente por evitar a comutação, por outro lado, o ambiente que não é propício tem causado bons debates sobre o cenário ideal para trabalhar.

A tecnologia tem criado soluções para tornar encurtar a distância entre colegas de trabalho ao redor do mundo, quebrando as barreiras físicas. Empresas como a Todoist tem seu corpo de profissionais espalhados pelo mundo todo, todavia, para atingir esse nível de trabalho remoto é necessário uma grande cultura corporativa implementada, com linhas claras definidas.

Se por um lado é conveniente trabalhar de casa, também é muito conveniente estar num escritório, com um espaço e ferramentas apropriadas para o trabalho, sem misturar ambientes familiares com corporativos.

 

As pessoas vão migrar de vez para o teletrabalho?

O trabalho remoto vai ganhar muito mais espaço, afinal, reduz custos e ficou claro que é uma situação viável, mas não há uma resposta perfeita para esta situação.

A tecnologia encurta caminhos, mas não substitui por completo o contato e o lado humano das relações. Por décadas tivemos o telefone e email, e ainda assim negócios são fechados majoritariamente através de encontros in loco, em almoços e reuniões de negócios, onde muitas das vezes os participantes precisam viajar milhares de kilômetros para se sentirem confortáveis o suficiente com a outra parte a ponto de fechar negócio.

 

Então qual o melhor cenário, home office ou trabalho presencial?

O melhor cenário é aquele que proporciona crescimento saudável à corporação. Uma cultura organizacional sólida e clara para todos os colaboradores pode ser a melhor arma na hora de decidir esta questão de home office vs. teletrabalho.

Com o planejamento estratégico bem definido, com metas claras, um time responsável e eficiente, em um ambiente que permita o crescimento e esteja alinhado à realidade do perfil da empresa, da cidade em que ela está e do tipo de negócios, cada empresa tem o poder de decidir melhor como gerir as diretrizes relacionadas ao local onde os colaboradores devem trabalhar.

 

Conclusão

Assim como a TV não eliminou o espaço do rádio, e a internet não eliminou o espaço da TV, o trabalho remoto ainda vai perdurar em paralelo ao trabalho presencial por um bom tempo.

O que deve acontecer é uma ponderação maior sobre os benefícios de cada tipo de trabalho, flexibilizando horários e locais de acordo com o que mais se encaixa no ambiente e no momento da empresa e de seus colaboradores, relativo ao que o mercado precise.