Em 2018, a revista Forbes fez uma lista com as empresas mais inovadoras do Brasil, ao mesmo tempo em que em outro artigo fazia uma relação das empresas mais inovadoras do mundo no mesmo ano.

Vamos aproveitar esta oportunidade única e analisar o que existe de comum entre as empresas mais inovadoras do Brasil e suas congêneres no mundo. Comparando as duas listas, vamos poder visualizar melhor as estratégias utilizadas por cada uma para atingir o sucesso.

As mais inovadoras do mundo  

Segundo o artigo da Forbes (De 2018), o que existe de comum entre as três primeiras empresas mais inovadoras do mundo é a ênfase no fornecimento de serviços via “nuvem” digital. Ver https://forbes.uol.com.br/listas/2018/06/10-empresas-mais-inovadoras-do-mundo-em-2018/.

Cada vez mais torna-se comum a utilização de softwares e até mesmo help desk através da internet, no que se convencionou chamar de nuvem digital.

Ou seja, as empresas mais inovadoras do mundo foram justamente aquelas que souberam se adaptar às novas realidades trazidas pela era digital.

Mas enquanto as três primeiras do ranking mundial se concentraram na área de serviços de tecnologia, entre as dez primeiras temos empresas como Facebook, Amazon e Netflix.

Cada uma destas fornece um serviço diferente, mas todas primam pela qualidade e renovação constante com vistas a satisfação dos clientes.

As mais inovadoras do Brasil 

Quanto ao Brasil, ainda segundo a Forbes, as empresas mais inovadoras do país são lideradas pela Amil, Cielo e Coimma. Ver https://forbes.uol.com.br/listas/2018/12/forbes-elege-as-empresas-mais-inovadoras-do-brasil/.

Do mesmo modo que aconteceu com as empresas eleitas as mais inovadoras do mundo, as empresas mais inovadoras do Brasil souberam aproveitar os recursos trazidos pela era digital.

No caso da  Amil, por exemplo, a empresa não se limitou ao desenvolvimento de um aplicativo ou de uma plataforma digital. Mas várias medidas diferentes foram tomadas. Medidas estas que permitem a constante renovação da empresa.

Por exemplo, a empresa abre espaço para que seus colaboradores tragam e discutam novas ideias online. Desta discussão surgiu o resgate da medicina de família, e para convencerem seus clientes, a Amil ligou para cada um explicando os benefícios da medicina familiar, ação esta também fruto de uma ideia dos colaboradores.

Quanto ao caso mais específico da tecnologia digital, os hospitais da rede possuem sala de telemedicina, onde os médicos discutem diagnósticos de maneira virtual com o apoio de imagens em três dimensões.

A segunda grande empresa inovadora do Brasil é a Cielo. Apostando na facilitação das transações comerciais do nosso dia a dia, eles desenvolveram um aparelho que funciona como celular e máquina de pagamento, através da utilização de um QR Code.

Esta tecnologia, largamente utilizada na China e Ásia em geral, foi ousadamente trazida ao Brasil pela Cielo. Mas atualmente, outras empresas já fazem uso dela, como o Mercado Pago e o paySmart Capture.

O que elas possuem em comun? 

Finalmente, vamos analisar o que as empresas inovadoras do Brasil possuem em comum com as empresas líderes mundiais em inovação.

Partindo do que foi exposto podemos elaborar a seguinte lista:

  1. Elas apostam em novas ideias e novas abordagens.

  2. Fazem uso das tecnologias mais populares disponíveis.

  3. Elas não têm medo de arriscar.

  4. Elas possuem foco no cliente.

A lista é sucinta, mas se aplicadas estas estratégias trazem uma grande vantagem para aqueles que desejam constar entre as empresas mais inovadoras do Brasil.

Texto adaptado de: https://noticias.universia.com.br/emprego/noticia/2019/06/24/1165220/empresas-inovadoras-brasil-estrategias-sucesso.html